terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Alterações Comuns Na Casa Do Idoso

















Os idosos, os acamados e as pessoas com uma deficiência encontram muitos obstáculos devido à limitação/redução das suas capacidades em realizar as tarefas básicas no dia-a-dia: deslocar-se à casa de banho/banheiro, caminhar, sentar-se e levantar-se de uma cama ou cadeira pode constituir uma carga de trabalhos.
Cuidar de idosos, especialmente os acamados, ou as pessoas que são portadoras de alguma deficiência é um desafio muito grande, na medida em que são tarefas muito exigentes e desgastantes. Contudo, apesar de todos os condicionalismos, pode adaptar a casa do idoso às suas necessidades, torná-la mais funcional e acolhedora.
Aprenda a rentabilizar os espaços da casa do idoso, das pessoas acamadas ou da pessoa que tem uma deficiência e garanta uma maior acessibilidade, independência e qualidade de vida a estas pessoas.




A Adaptação Psicológica De Um Idoso Ou De Uma Pessoa Com Uma Deficiência

A maioria dos idosos, deficientes ou acamados, devido às suas capacidades redutoras, enfrentam uma série de obstáculos físicos e interpessoais na realização das actividades da vida diária. Em muitos casos, surgem danos psicológicos, como a frustração, falta de vontade de viver, depressão, solidão, entre outros. Estas razões afectam o modo de pensar e de estar de uma pessoa idosa, acamado ou com uma deficiência.
Embora, nem sempre seja fácil cuidar dos idosos, acamados e pessoas com uma deficiência, é muito importante a dedicação a eles, auxiliando-os a descobrir que é possível uma vida autónoma e com qualidade, uma vez que, e não obstante os condicionalismos de todos nós, tudo depende do ambiente envolto e do nosso estado de espírito. Existem diversas actividades divertidas que os idosos e incapacitados podem realizar, têm é que estar predispostos e abertos para as fazerem.

Alterações Comuns Na Casa Do Idoso

Com o intuito de tornar a casa do idoso, acamado ou deficiente o mais rentável e funcional possível, existem algumas modificações que podem ser feitas. Até pode ser uma desculpa para dar um novo colorido à sua casa. Atentemos:
  • Se no agregado familiar, existe um idoso ou uma pessoa com uma deficiência que se movimenta com a ajuda de uma cadeira de rodas, uma das primeiras coisas às quais deve prestar atenção é se os corredores e os umbrais da sua casa têm a largura suficiente para que uma cadeira de rodas os atravesse com facilidade;
  • Tem de adaptar o seu lar a um idoso, a uma pessoa com uma deficiência ou uma pessoa que pode ficar acamada a qualquer momento uma vez que a perspectiva do mundo quando se está permanentemente sentado ou deitado é totalmente diferente de uma visão em pé. Todos as divisões devem ser espaçosas e de fácil acesso. Dentro deste tópico estão incluídos os puxadores das portas, o telefone, os interruptores da luz, entre outros;
  • Um idoso ou uma pessoa com uma deficiência tem uma resistência muito fraca. Coloque estrategicamente postos de suporte para a pessoa em causa descansar ao longo da casa;
  • Se a sua casa for uma moradia de dois andares, existe a necessidade de instalar um elevador/ascensor para que seja assegurado o transporte para o piso superior. Se existir essa possibilidade, coloque o quarto e a casa de banho/banheiro da pessoa com capacidade reduzida no primeiro andar, pois assim terá uma maior mobilidade e acessibilidade;
  • Um outro aspecto fundamental e que faz toda a diferença é a colocação de rampas em locais estratégicos do seu lar. A existência de um pequeno degrau é uma pequena armadilha para um idoso, que pode ser facilmente ultrapassada com uma rampa de acesso ou com uma barra de apoio lateral.

Como Adaptar Uma Casa De Banho/Banheiro

Todas as pessoas têm necessidades básicas que precisam de ser satisfeitas. Já pensou que mais tarde poderá não ter a possibilidade de ir à casa de banho/banheiro pelo seu próprio pé? E imagina como isso deve frustrante? Por isso mesmo, a tarefa de adaptar uma casa de banho/banheiro para um idoso ou deficiente num lar não é de fácil execução. É uma conquista assinalável, mas também pode decorá-la com muito estilo.
  • Como já foi mencionado, se possível, construa ou remodele a casa de banho/banheiro num piso inferior;
  • A sanita deve estar a 50 centímetros do chão. Para facilitar a ida à casa de banho/banheiro coloque barras de apoio bilaterais para auxiliar o idoso a sentar-se. Os apoios bilaterais devem ser colocados para que o utente se apoie neles, dobrando ligeiramente os braços. Além dos apoios bilaterais, em alguns casos, aconselha-se a aplicação de o apoio de costas, de modo a assegurar a postura mais correcta, ou duas extensões frontais rebatíveis, para que a pessoa se consiga apoiar e erguer;
  • A banheira não é funcional. Retire-a e instale um chuveiro. Faça do chuveiro uma pequena secção dentro da casa de banho/banheiro, à semelhança das saunas. Não deve colocar qualquer soleira ou degrau. Instale as barras de apoio e tração na parede e a 90 cm do chão.
O chuveiro, de posição regulável, deverá situar-se a uma altura máxima de 180 cm e sob ele uma cadeira rebatível. As barras de apoio e tracção permitem um melhor apoio do idoso ou da pessoa que tem uma deficiência.
  • O lavatório deve ser embutido na parede e distar do chão uns 100 cm. Com esta disposição, o acesso às torneiras ou objectos no lavatório é simplificado para o idoso.
  • O espelho do lavatório deve ter uma inclinação de 20 graus, de modo a permitir a visualização total de todo o corpo.
  • Por último, tenha em atenção os interruptores e às tomadas da casa de banho, não as coloque num local superior, pois os esforços físicos de um idoso ou de uma pessoa com uma deficiência são muito desgastantes e depressa ficam sem forças.
Este é um investimento de futuro. A vida não termina quando chega a reforma, ou quando se tem uma deficiência. Pode estar uma porta fechada, mas existe sempre uma janela aberta.

http://cuidamos.com/artigos/como-adaptar-casa-banhobanheiro-para-idoso-pessoa-com-deficiencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...