terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Como saber de saber o pH de alguma substância









Você gostaria de saber o pH de alguma substância, mas não tem nenhum medidor? Fácil, utilize uma receita caseira de repolho roxo e descubra
O que é pH?
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, isso nada mais é do que uma escala que mede se uma substância é ácida, alcalina (básica) ou neutra. O pH está relacionado com a concentração de íons de Hidrogênio (H+) e íons OH-. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. A faixa de pH varia de 0 a 14, sendo que quanto mais próximas de zero mais ácida é a substancia e quanto mais próximo de 14 mais alcalina ela fica. Por exemplo, o limão, que é uma fruta cítrica, chega a 3 na escala de pH. Já um sabão em barra no mercado possui um pH em torno de 10, portanto é alcalino.
Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro,constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência - a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
Outra forma é com a utilização de papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido.
Usando repolho roxo
Outra forma, mais caseira de se medir pH, é com o repolho roxo. Ele é rico em antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul.
Quando usamos o extrato de uma verdura, como o repolho roxo, obtemos um indicador de pH de largo espectro, isto é, ele pode medir do pH = 1 até o pH = 12, alterando sua cor desde o vermelho até o verde. A variação de cor é muito pequena, portanto, esse não é um método muito preciso, mas serve muito bem para o uso caseiro.
Preparação
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo. Para aumentar o tempo de conservação, adicione um pouco de álcool e mantenha na geladeira.
Forma de Uso
Para medir o pH de alguma substância é só adicionar algumas gotas do Extrato de Repolho Roxo em cerca de 5 ml da solução que se deseja medir. A partir da cor que a mistura tiver, você saberá se ela é básica ou ácida. Para visualizar melhor as cores, coloque na frente de uma folha ou parede branca. Confira qual é a cor que resultante e o seu respectivo pH: 
Mudanças de Cores
CorpH
Vermelho2
Vermelho violáceo4
Violeta6
Azul violáceo
7
Azul7,5
Azul esverdeado9
Verde azulado10
Verde12
Como se trata de uma substância natural, ela não dura muito tempo. Utilize por no máximo uma semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...